Para os dias tristes
- Letícia Chiantia
- 4 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

Inúmeros fatores externos podem desencadear dias tristes, entre eles um trabalho desagradável, más notícias e brigas. Normalmente, esse último caso é o que mais desestabiliza, devido as possíveis implicações ruins, principalmente quando se trata de relacionamentos amorosos.
Algumas pessoas parecem que gostam de curtir algumas dessas tristezas, no popular, a famosa fossa. Prova disso, é que muitos já preparam o momento. Digo, já chegam em casa, separam as músicas mais tristes, se aconchegam nas cobertas e, por último, chegam a nadar em lágrimas.
Tirando o exagero, é isso mesmo que ocorre, inclusive existem algumas pesquisas comprovando esses tipos de comportamentos. Pesquisadores da Free University of Berlin estudaram um grupo de pessoas para dizer a eficácia de escutar músicas tristes em momentos difíceis. Para eles, as canções não devem ser apreciadas apenas pelo lado artístico, porém podem ser úteis para consolar.
Ao contrário do que diz a pesquisa, ouvir músicas tristes me faz me sentir pior. Particularmente, eu não gosto de mergulhar em tristeza. Já fui um pouco assim. A experiência além de não ter sido boa, achei bem arriscada, pois acredito que pode desencadear casos mais sérios como a depressão.
No passado, curtir os momentos tristes era uma forma de me inspirar. Como eu gostava muito de escrever poesias, eu me sentia mais estimulada. Achava que isso acontecia com todos os poetas. Os poemas só poderiam sair muito bons com uma dose de tristeza. De certa forma, Vinícius de Moraes comprovou isso por meio de
A um passarinho.
A um passarinho
Rio de Janeiro , 1946
Para que vieste Na minha janela Meter o nariz? Se foi por um verso Não sou mais poeta Ando tão feliz! Se é para uma prosa Não sou Anchieta Nem venho de Assis.
Deixa-te de histórias Some-te daqui! Vinícius de Moraes
Claro, que o grau de humor de um artista não pode implicar na qualidade de sua obra ou em sua inspiração.
Para quem não gosta de curtir a fossa, eu sugiro:
Leitura de mensagens que tragam alegria
Assistir vídeos motivacionais de uma área de interesse
Sair de casa e ir para algum lugar que sente prazer
Buscar ajuda de pessoas queridas para desabafar ou companhia
Contato com animais ou a natureza
Trazer a memória o que dá esperança e felicidade
Esquecer o passado e olhar para frenteNão procurar culpados e aprender a perdoar
Não julgar as pessoas ou a situação
Estabelecer contato com pessoas positivasProcurar novas formas de viver
Ter paciência com o tempo // “Dê tempo ao tempo”
Concentrar-se na positividade
Nós aprendemos continuamente com erros e, sobretudo, somos os donos da nossa felicidade.
Comentarios