top of page
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

"Contatos de 4º Grau" é um suspense quase real


Sabe aquele filme baseado em fatos reais que se torna impactante e acaba ganhando uma credibilidade maior no seu repertório? Então, isso quase sempre acontece, né? E se descobre se sua história real preferida nada mais é do que uma farsa?


Aconteceu algo do tipo comigo. Foi com o *Contatos de 4º Grau*. Depois dos créditos fiquei bem perturbada com todos os relatos. Por isso, resolvi fazer uma pesquisa mais aprofundada.


Surpreendentemente, descobri uma lista de filmes no mesmo contexto. Por hora, vou me concentrar nesse em questão. Para quem ainda não assistiu vale muito a pena. E posso dizer que saber que é um filme farsante já pode ser considerado o primeiro spoiler. Tentarei não dar outros!


Assistir acreditando que é real faz com que mergulhe mais na história. Tira você de uma sensação de conforto e faz a sua mente ter um turbilhão de pensamentos.


Claro que muita gente ficou revoltada por ter sido enganada, levantando a discussão da ética do cinema. Ainda mais, na época do lançamento, em 2009, todas as evidências foram montadas para levar as pessoas a crerem na veracidade. Sites sobre a história foram criados meses antes.


No entanto, em tempos de internet, só se engana quem quer ou não pesquisa direito. Não é à toa, que a verdade veio à tona rápido. Até hoje a inspiração farsante é rotulada de caso de Procon.


Como a narrativa é bem surreal, dificilmente poderia ter acontecido, mas não digo que possa ser impossível, exceto por um dos fatos apresentados. Sem contar que acredito que a nossa imaginação nada mais é do que eventos reais que podem acontecer, ter passado ou vir a realidade em algum lugar ou época.


Dirigido por Olatunde Osunsanmi, o enredo acompanha a psiquiatra Abigail Elizabeth Tyler (interpretada por Milla Jovovich), os seus pacientes e os incidentes envolvendo eles na cidade de Nome, no Alasca. Para delinear a trama, a jogada é misturar cenas ficcionais com outras supostamente reais.



"Contatos de 4º grau" divide opiniões sobre ética no cinema

O tempo todo o espectador é convencido da verdade, afinal filmagens não mentem. Todo o material mostrado é creditado às evidências coletadas pela Dra. Tyler.


A farsa


Felizmente, nunca existiu nenhuma Dra. Tyler, muito menos suas investigações. Pequenos detalhes podem evidenciar isso. Dentre tantos, vou falar apenas das iniciais da médica que nunca conseguiria relacionar sem as pesquisas. AET ou, em inglês, “uma E.T”. uma Extra-Terrestre. Muitos outros podem ser percebidos, mas deixe o suspense rolar para perceber.


Para traçar o fio condutor, a única parte real da história são os desaparecidos no local da década de 1960. Alguns deles não foram encontrados pelo FBI. Porém, tudo pode ser atribuído ao alcoolismo, sem contar que maioria dos habitantes da cidade é composta por indígenas, muitos com dificuldades de adaptação à civilização branca.


Se tiver interesse para saber mais, assista esse vídeo, foi o melhor material que encontrei a respeito. Também gostei do canal ;)




Comments


bottom of page